terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Alcançando Novos Horizontes, por Bispo Ronilto Willian

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da sua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Js 1.5


Viver novas situações é algo que para algumas pessoas se apresenta como um grande desafio, pois elas preferem o cotidiano, a repetição dos mesmos acordes, para não arriscar ou sofrer decepções. Ficar na zona de conforto é a grande tendência do ser humano. Não obstante, precisamos entender que a vida é dinâmica, é sempre progressiva. Não há como viver sem passarmos pelas fases que compõem a existência, e isso, inclui os desafios de experimentar os novos momentos. É a expectativa desses novos horizontes que torna o ato de existir mais prazeroso e empolgante.

Durante anos, Josué esteve ao lado de Moisés, acompanhando-o nos momentos mais marcantes, deste da travessia do deserto, a longa peregrinação, e a conseqüente aproximação da Terra de Canaã. Ele acalentou no coração, juntamente com dezenas de outras pessoas, o sonho de alcançar novos horizontes, de ultrapassar as fronteiras da zona de conforto e possuir a terra sonhada, prometida por Deus. Ele sabia que para viver esta experiência nova, alguns desafios deveriam ser enfrentados. Cidades fortificadas, gigantes, grandes guerreiros, rios violentos, montes altos necessitavam ser transpostos. E isso exigia coragem, determinação, e acima de tudo, de confiança em Deus.

É nesse momento de intranqüilidade que a voz de Deus se faz ouvir, animando e impulsionando Josué a alcançar os novos horizontes sonhados. Deus é enfático com seu servo, ao afirmar que nada poderia impedir seus planos na vida de seu povo, e isso incluía o sucesso das ações de Josué. Josué sabia que substituir Moisés era uma tarefa muito árdua e extremamente desafiadora. Porém não há como viver os sonhos sem que saiamos da zona de conforto e enfrentemos os desafios.
Assim como foi prometido para Josué, Jesus, dirigindo-se aos seus discípulos e a nós, reiterou a presença divina, isto é, sua presença em nossa vida, ao dizer que estaria conosco até a consumação dos séculos.

Nutridos por essa promessa, devemos viver o próximo ano sem medo dos desafios, dos obstáculos, das cidades fortificadas que temos que enfrentar, pois ela também a nós é dirigida: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida...”. Viva acreditando que “Tudo podemos naquele que nos fortalece”, e então, 2010 será o ano das realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário